Pallade Veneta - Uruguai prorroga até fim do ano emergência agropecuária devido à seca

Uruguai prorroga até fim do ano emergência agropecuária devido à seca


Uruguai prorroga até fim do ano emergência agropecuária devido à seca
Uruguai prorroga até fim do ano emergência agropecuária devido à seca / foto: Martín SILVA - AFP

O governo do Uruguai anunciou, nesta quarta-feira (20), a prorrogação até o final do ano da emergência agropecuária devido à seca, que foi declarada há 11 meses. Essa medida permite continuar apoiando os produtores afetados pela seca histórica que atingiu o país.

Alterar tamanho do texto:

"Considerando que a seca impactou a economia de muitas produções, tomamos a decisão de estender a emergência agropecuária por mais três meses, até o final do ano", disse a jornalistas o ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca, Fernando Mattos.

Ele observou que, embora as causas da seca estejam diminuindo e que chuvas são esperadas no último trimestre do ano devido ao fenômeno El Niño, os efeitos da contínua falta de chuva ainda persistem.

"Se interrompermos a emergência, os instrumentos de crédito que têm dado apoio aos produtores que ainda precisam serão perdidos", explicou.

A emergência agropecuária, que está em vigor desde outubro de 2022, abrange a pecuária, a produção de leite, horticultura, fruticultura, agricultura, apicultura, avicultura e silvicultura.

Mattos, no entanto, mostrou otimismo em relação ao caminho para a normalidade, destacando a recuperação do pasto e a disponibilidade de água.

O presidente da Associação Rural do Uruguai (ARU), Patricio Cortabarría, afirmou no sábado que o Uruguai enfrentou uma das piores secas de sua história.

Para ilustrar o impacto, ele disse que 455 mil bezerros a menos nascerão nesta primavera no hemisfério sul, e as perdas na produção de vinho e frutas estão estimadas entre 30% e 50%.

Em seu discurso às autoridades, Cortabarría destacou que a maior parte da contração de 2,5% do PIB no segundo trimestre de 2023 se deve à queda na produção agropecuária.

"As perdas são significativas, próximas de US$ 2 bilhões (R$ 9,7 bilhões)", afirmou.

C.Grillo--PV

Apresentou

Ajuda dos EUA chega à Venezuela, onde muitos estão desabrigados após terremotos

Quase sete milhões de pessoas podem ter sido afetadas pelos poderosos terremotos na Venezuela que causaram mais de mil mortes e mais de 50 mil desaparecidos, alertou a ONU neste sábado (27), ao mesmo tempo em que a ajuda americana começa a chegar no país.

Centenas de desabrigados iniciam 'uma nova vida' após terremotos na Venezuela

Dezenas de pessoas vasculham pilhas de roupas na grama de um estádio em La Guaira, o estado mais afetado pelos dois terremotos que devastaram a Venezuela. Elas procuram algo para vestir nesse abrigo improvisado que serve de lar para muitos que perderam tudo.

Desabamento de hospital obriga famílias a levarem corpos para necrotério na Venezuela

Uma caminhonete abarrotada de corpos em sacos brancos aguardava do lado de fora do necrotério de Caracas neste sábado: com os hospitais sobrecarregados após os terremotos na Venezuela, são as famílias dos falecidos que levam seus entes queridos para lá.

Indignação na Venezuela por lentidão do governo no resgate dos sobreviventes

"O governo não está fazendo nada pelo povo!", grita um venezuelano para a presidente do país em frente a um prédio de 22 andares reduzido a escombros pelos terremotos. Familiares e voluntários buscam sobreviventes da melhor maneira possível, enquanto crescem as queixas sobre a falta de apoio do governo nos esforços de resgate.

Alterar tamanho do texto: