Pallade Veneta - UE reduz multa contra Intel por abuso de posição dominante

UE reduz multa contra Intel por abuso de posição dominante


UE reduz multa contra Intel por abuso de posição dominante
UE reduz multa contra Intel por abuso de posição dominante / foto: Pau BARRENA - AFP/Arquivos

A União Europeia (UE) anunciou, nesta sexta-feira (22), a imposição de uma multa reduzida de 376 milhões de euros (US$ 399 milhões, R$ 1,96 bilhão) contra a empresa americana Intel por abuso de posição dominante no mercado de microprocessadores.

Alterar tamanho do texto:

A multa original havia sido anunciada em 2009 e era de € 1,06 bilhão, mas um tribunal europeu anulou a punição por questionar o valor. Agora, a UE ajustou a quantia e reimpôs a sanção.

Na época do anúncio da multa original, a UE considerou inaceitáveis as práticas da Intel de impedir a concorrência a seu microprocessador x86, que eram utilizados em computadores domésticos.

Em 2022, no entanto, o Tribunal Geral da UE (TGUE) considerou que a Comissão Europeia (o Executivo da UE) não havia calculado o valor da multa correspondente a cada uma das medidas antitruste adotadas pela empresa.

A UE havia baseado o caso contra a Intel por práticas anticompetitivas e abuso de poder dominante entre 2002 e 2007.

A origem da investigação está, porém, no ano 2000, quando as primeiras denúncias chegaram à Comissão Europeia.

O comissário europeu de Concorrência, Didier Reynders, disse que a "Intel pagou a seus clientes para limitar, adiar, ou cancelar, a venda de produtos que contêm chips de seu principal rival".

Ele destacou que a ação é "ilegal, segundo as nossas regras de concorrência".

A decisão de retomar a multa, disse Reynders, demonstra o "compromisso da Comissão de garantir que as infrações antitruste muito graves não fiquem sem punições".

M.Jacobucci--PV

Apresentou

Ajuda dos EUA chega à Venezuela, onde muitos estão desabrigados após terremotos

Quase sete milhões de pessoas podem ter sido afetadas pelos poderosos terremotos na Venezuela que causaram mais de mil mortes e mais de 50 mil desaparecidos, alertou a ONU neste sábado (27), ao mesmo tempo em que a ajuda americana começa a chegar no país.

Centenas de desabrigados iniciam 'uma nova vida' após terremotos na Venezuela

Dezenas de pessoas vasculham pilhas de roupas na grama de um estádio em La Guaira, o estado mais afetado pelos dois terremotos que devastaram a Venezuela. Elas procuram algo para vestir nesse abrigo improvisado que serve de lar para muitos que perderam tudo.

Desabamento de hospital obriga famílias a levarem corpos para necrotério na Venezuela

Uma caminhonete abarrotada de corpos em sacos brancos aguardava do lado de fora do necrotério de Caracas neste sábado: com os hospitais sobrecarregados após os terremotos na Venezuela, são as famílias dos falecidos que levam seus entes queridos para lá.

Indignação na Venezuela por lentidão do governo no resgate dos sobreviventes

"O governo não está fazendo nada pelo povo!", grita um venezuelano para a presidente do país em frente a um prédio de 22 andares reduzido a escombros pelos terremotos. Familiares e voluntários buscam sobreviventes da melhor maneira possível, enquanto crescem as queixas sobre a falta de apoio do governo nos esforços de resgate.

Alterar tamanho do texto: