Pallade Veneta - Tenistas vão intensificar protesto por premiação em Wimbledon

Tenistas vão intensificar protesto por premiação em Wimbledon


Tenistas vão intensificar protesto por premiação em Wimbledon
Tenistas vão intensificar protesto por premiação em Wimbledon / foto: Glyn KIRK - AFP

Os principais tenistas do mundo estão considerando intensificar em Wimbledon o seu protesto contra uma distribuição de receitas que consideram injusta em seu esporte e anunciaram, nesta quarta-feira (24), que suas coletivas de imprensa na primeira semana do torneio londrino serão limitadas a 15 minutos.

Alterar tamanho do texto:

Em seu texto, explicam que esta duração faz referência ao percentual das receitas que recebem atualmente (um pouco menos de 15%) por parte dos grandes torneios.

Em Roland Garros, o protesto dos tenistas se limitou às coletivas de imprensa anteriores ao início da competição, as do tradicional 'Media Day'.

"Após consultas exaustivas com os jogadores e jogadoras dos dois circuitos (ATP e WTA), seus representantes escreveram à direção de Wimbledon para informar sobre a ação proposta, ao mesmo tempo em que aplaudiram o aumento de 20% no montante das premiações em relação à edição anterior do torneio", escreveram em seu texto.

Para a edição de 2026 de Wimbledon, que começa em 29 de junho, o prêmio chega ao recorde de 64,2 milhões de libras (R$ 440 milhões, na cotação atual), em relação aos 53,5 milhões de libras do ano passado.

Trata-se "de longe do maior aumento anual da história do torneio", declararam este mês os organizadores da competição.

Em sua carta, os tenistas recordam que no ano passado propuseram que a premiação tivesse um aumento para 71 milhões de libras este ano (cerca de R$ 487 milhões).

Em Roland Garros, vários atletas explicaram que o protesto iniciado não era contra os jornalistas.

"Não é contra vocês, só estamos lutando por uma porcentagem mais justa", explicou então a número um do tênis feminino, a bielorrussa Aryna Sabalenka.

O.Merendino--PV