Pallade Veneta - Chanceler do Irã 'não vê nenhuma razão' para negociar' com EUA

Chanceler do Irã 'não vê nenhuma razão' para negociar' com EUA


Chanceler do Irã 'não vê nenhuma razão' para negociar' com EUA
Chanceler do Irã 'não vê nenhuma razão' para negociar' com EUA / foto: Valentin Flauraud - AFP/Arquivos

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, afirmou que seu país não está interessado em conversar com os Estados Unidos, rebatendo as declarações do presidente americano, Donald Trump, de que Teerã gostaria de chegar a um acordo para pôr fim à guerra.

Alterar tamanho do texto:

"Somos suficientemente estáveis e fortes. Só estamos defendendo nosso povo", declarou Araghchi ao programa "Face The Nation", da CBS, em entrevista transmitida neste domingo (15).

"Não vemos nenhuma razão pela qual devamos falar com os americanos, porque já estávamos conversando com eles quando decidiram nos atacar", acrescentou.

Segundo o chanceler, "não há nenhuma experiência positiva nas conversas com os americanos".

No sábado, Trump afirmou que o Irã queria chegar a um acordo, mas que ele não estava disposto a alcançá-lo nas condições atuais, sem entrar em detalhes.

"Nunca pedimos um cessar-fogo, e nunca pedimos sequer uma negociação", refutou Araghchi.

Ele acrescentou que o Irã estava disposto a dialogar com os países que quisessem negociar a passagem de determinados petroleiros pelo Estreito de Ormuz.

"Não posso mencionar nenhum país concretamente, mas vários países que desejam garantir uma passagem segura para seus navios entraram em contato conosco", destacou.

F.M.Ferrentino--PV

Apresentou

Irã apresenta acordo para acabar com a guerra como 'declaração de derrota dos Estados Unidos'

O Irã afirmou nesta quarta-feira (24) que o acordo alcançado para acabar com a guerra no Oriente Médio é "uma declaração de derrota dos Estados Unidos", no momento em que o chefe da diplomacia de Washington, Marco Rubio, faz uma viagem pelos países do Golfo mais afetados pelas ações de represália de Teerã.

Sánchez nega 'corrupção generalizada' no governo espanhol

O presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, negou nesta quarta-feira (24) que exista "corrupção generalizada" em seu governo, durante uma sessão no Parlamento após a condenação a 24 anos de prisão por corrupção de um ex-ministro muito próximo a ele.

Keiko Fujimori, a herdeira com um sobrenome que divide os peruanos

Keiko Fujimori, que está muito perto de vencer as eleições presidenciais no Peru após três derrotas consecutivas, é uma figura inevitável da vida política do país andino há mais de 20 anos e a herdeira de um sobrenome que continua dividindo profundamente os peruanos.

Keiko Fujimori alcança vantagem irreversível na eleição peruana

A candidata de direita Keiko Fujimori aparecia nesta quarta-feira (24) como a vencedora da eleição presidencial no Peru, após alcançar uma vantagem irreversível sobre seu rival de esquerda, Roberto Sánchez, após uma das votações mais disputadas da história recente da América Latina.

Alterar tamanho do texto: